O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estiveram juntos na Casa Branca no fim da tarde desta sexta-feira (10), em Washington.
No início da reunião, em declaração à imprensa, o petista e o democrata fizeram uma fala comum “em defesa da democracia” e concordaram em atuar juntos no “combate às mudanças climáticas”.
“Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos”, disse Lula ao lado de Biden.
“Primeiro, nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio. E que nunca mais haja o que aconteceu no Brasil, com a invasão do Congresso, do palácio do presidente e da Suprema Corte”, acrescentou.
O chefe do Executivo brasileiro também agradeceu o americano pelo “reconhecimento” de sua vitória nas eleições de outubro. Também citou a “postura em defesa da democracia” por parte do mandatário.
Lula também comentou acerca da necessidade de preservar a Amazônia. O presidente brasileiro propôs a construção de uma aliança internacional contra o aquecimento global.
Em seu discurso, Biden reafirmou seu “apoio à democracia brasileira” e mencionou o fato de os dois países serem as duas maiores democracias do Ocidente.
“Nós somos as duas maiores democracias do hemisfério. Brasil e Estados Unidos estão juntos rejeitando a violência política e defendendo os valores das nossas instituições democráticas”, declarou Biden.
“Nossas democracia foram testadas recentemente, muito testadas. Nossas instituições estiveram em perigo, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. A democracia prevaleceu. Quando nos falamos em janeiro, eu afirmei meu compromisso com nossa relação. E quando a gente falou sobre nossa agenda em comum, soam bem similares”, finalizou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.