O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta segunda-feira (1º), em primeiro turno, para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Ele ocupará o posto por mais dois anos.
O congressista obteve 464 votos e contou com o apoio de aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha.
Nenhum candidato à presidência da Câmara conquistou mais votos que Lira desde a redemocratização, o que indica a força que o líder do Centrão terá nos próximos anos.
Antes mesmo do resultado, já existia a expectativa de que o alagoano conseguiria uma votação recorde, considerando a costura de um ‘blocão’ que incluiu 20 partidos e 496 dos 513 deputados.
Aliado de Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2022, Lira fez acenos a Lula logo após o resultado da eleição, ainda no dia 30 de outubro, quando foi uma das primeiras autoridades a reconhecer a vitória do esquerdista.
Além de Arthur Lira, mais dois parlamentares concorreram ao cargo: Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 21 votos, e Marcel van Hattem (Novo-RS), que registrou 19 votos.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.