O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que corre por fora na disputa pela presidência do Senado, polarizada por Rogério Marinho (PL-RN) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), discursa neste momento.
Em razão da ordem alfabética, Girão é o primeiro candidato a falar na tribuna da Casa Alta. A sessão solene é transmitida pela TV Senado.
Ao longo de sua candidatura, ele sempre defendeu a alternância de poder no Senado e o equilíbrio dos Poderes como chave para a saúde democrática.
Se eleito, já prometeu pautar a votação de pedido de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando o Judiciário de censurar políticos conservadores.
Será considerado eleito o candidato que obtiver pelo menos 41 votos, a maioria absoluta da composição da Casa.
Caso nenhum deles atinja esse quórum, haverá novo turno de votação com os dois congressistas mais bem votados, que poderão usar da palavra novamente por mais 10 minutos.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.