O Conexão Política antecipou e o Diário Oficial da União (DOU) confirmou nesta quarta-feira (1º).
Conforme adiantado por este jornal digital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria exonerar seus ministros que têm cargos no Parlamento para ajudar o governo nas votações em favor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
Foi o que aconteceu. Mais cedo, o Executivo oficializou as saídas de ao menos 13 ministros, sendo que 12 deles tomarão posse na Câmara e no Senado e ajudarão nas eleições para a Mesa Diretora.
Lula entrou em uma verdadeira operação política para reeleger os atuais comandantes do Congresso. O esforço tem sido maior no caso de Pacheco, com o governo oferecendo cargos de segundo escalão para quem escolher o mineiro no pleito.
Confira a lista de ministros que deixaram os cargos temporariamente:
Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais);
Camilo Santana (Educação);
Daniela Carneiro (Turismo);
Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública);
Juscelino Filho (Comunicações);
Luiz Marinho (Trabalho);
Marina Silva (Meio Ambiente);
Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social);.
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
Renan Filho (Transportes);
Sonia Guajajara (Povos Indígenas);
Wellington Dias (Desenvolvimento Social);
Carlos Fávaro (Agricultura).
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.