Romel Guzamana, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, afirmou pelas redes sociais que os indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.
— Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro — escreveu ele, que é do partido Vontade Popular, o mesmo do líder oposicionista Juan Guaidó.
Na publicação, é veiculada a imagem de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no último domingo (22).
O assunto em questão tem sido pauta internacional, com intensos debates políticos que buscam emplacar narrativas favoráveis e/ou contra determinados espectros.
Recentemente, entrevista à Folha de S. Paulo, Guzamana, que é indígena da etnia banida e integra o Parlamento Amazônico, informou que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas brasileiros.
— Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência — relatou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.