No Brasil, as eleições para a Presidência da Câmara dos Deputados e do Senado são realizadas a cada dois anos.
A disputa para ambas as Casas é um processo que está sujeito às normas previstas na Constituição Federal, na legislação eleitoral e ao Regimento Interno do Congresso Nacional. Ele é definido pelo voto direto dos parlamentares, que formam o Colégio Eleitoral e escolhem os seus respectivos representantes
As eleições são realizadas através de um sistema com votação secreta, em que cada deputado ou senador deposita seu voto em uma urna. O candidato vencedor é aquele que recebe a maioria dos votos dos membros do Colégio Eleitoral.
Os presidentes da Câmara e do Senado são responsáveis pelo comando das sessões legislativas; acompanhamento dos trabalhos legislativos; representação da Casa na relação com os demais Poderes e entidades e, também, exercem funções de direção e orientação do Poder Legislativo.
Nomes na disputa
Atuais chefes, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) vão tentar se reeleger. Na Câmara, parlamentares dão como certa a vitória de Lira. O outro candidato é o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
Já no cenário do Senado, a expectativa é de acirramento e busca por voto a voto. Isso porque, enquanto Pacheco deverá contar com o apoio massivo de senadores da base aliada do governo Lula, enquanto Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, deverá contar com os votos da oposição e do Centrão.
No meio dos dois, tem ainda a candidatura de Eduardo Girão, do Podemos-CE, que deve puxar alguns votos específicos.
Os trabalhos no Senado recomeçam na quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos parlamentares eleitos em outubro de 2022 e a eleição dos presidentes das Casas e dos demais cargos da Mesa.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.