Deputado federal mais votado do Brasil em 2022, Nikolas Ferreira, do PL, classificou como “deplorável” a multa aplicada por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra a rede social Telegram, após a plataforma se recusar a cumprir ordem de bloqueio contra o canal do parlamentar eleito.
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Nikolas Ferreira disse ver “censura” nas decisões tomadas pelo magistrado, e afirmou que se tornou “proibido falar no Brasil”.
— Um parlamentar, com a votação expressiva que eu tive, não pode se comunicar através das redes […] Realmente é um estado de exceção que a gente está vivendo — declarou.
Conforme noticiamos, os advogados do Telegram alegam que muitas decisões em torno de remoções de conteúdos estão sendo feitas com “fundamentação genérica” e de forma “desproporcional”.
A banca jurídica enquadra as determinações contra perfis como cerceamento, frisando também que a punição “impede um espaço de livre comunicação para discursos legítimos, implicando em censura e coibindo o direito dos cidadãos brasileiros à liberdade de expressão”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.