O Uruguai está prestes a fechar um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a China. Nesta última terça (23), o presidente do país afirmou que as negociações estão avançadas.
“O Mercosul é a quinta região mais protecionista do planeta. O Uruguai precisa se abrir para o mundo”, disse Luis Lacalle Pou a repórteres em Montevidéu. Ele é de centro-direita.
Mas na visão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esse acordo entre os dois países não é algo positivo para a América do Sul.
O petista entende que a aliança poderia desequilibrar o Mercosul e que seria melhor negociar com a China em conjunto, incluindo os demais países da região.
Em sua ida ao Uruguai, Lula tentou dissuadir Lacalle Pou de assinar um tratado com Pequim. E fez isso publicamente.
“Tenho dito aos meus ministros nós vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir, apenas em seguida, um possível acordo entre China e Mercosul. E acho que é possível, apesar de o Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial, o Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul, e discutir com nossos amigos chineses, um acordo Mercosul-China”, disse o petista.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.