Apesar de ainda estarmos em janeiro de 2023, já há dois pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal (STF), protocolados no Senado Federal.
O primeiro pedido foi protocolado em 5 de janeiro por seis advogados. O segundo veio quatro dias depois e é assinado por Robert Petty, do Rio Grande do Sul.
Nas ações, segundo informações de Igor Gadelha, os signatários alegam que Moraes teria desrespeitado a lei como relator do chamado inquérito das fake news.
Além disso, o bloqueio de contas bancárias e redes sociais de investigados é questionado no documento. A prisão do indígena Cacique Tserere também é citada como violação de direitos.
O senador eleito Hamilton Mourão, do Republicanos, é um dos nomes que tem dito que vai colocar o tema do impeachment como prioridade. Segundo ele, é preciso “frear” Moraes.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.