A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou nesta última quarta-feira (18) que sua prioridade à frente da pasta neste início de gestão será a tentativa de reduzir o preço das passagens aéreas no Brasil.
Ela, no entanto, não deu detalhes sobre como pretende instituir essa redução.
De acordo com analistas econômicos, o alto preço dos bilhetes aéreos é resultado da maior demanda por passagens e pela elevação do preço do querosene, que, em outubro, foi de 170%.
“Reduzir o preço da passagem aérea para incentivar o turismo doméstico é uma das prioridades da minha gestão. O objetivo é avançarmos em busca de uma solução que democratize o acesso à aviação brasileira”, declarou a ministra.
De acordo com Daniela, haverá uma reunião interministerial nos próximos dias com os chefes das pastas de Minas e Energia, Portos e Aeroportos e, ainda, representantes da Petrobras.
O objetivo do encontro será debater medidas que podem ser implementadas pelo governo federal a fim de diminuir o preço médio da passagem aérea, hoje avaliado em R$ 638,36.
Atualmente, os combustíveis e lubrificantes representam cerca de 40% do preço das passagens aéreas. Na terça (17), a ministra esteve com líderes da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) para discutir o assunto.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.