A ativista climática alinhada à esquerda Greta Thunberg, de 20 anos, foi detida na Alemanha nesta terça-feira (17) durante um protesto contra a demolição de uma vila carbonífera próxima à cidade de Lützerath.
Ela foi detida juntamente com outros manifestantes que estavam na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros de Lützerath, quando se sentou com um grupo perto da borda da mina.
Ainda não está claro qual será a situação dela a partir de agora. A polícia alemã alega questão de segurança para a retirada da ativista do local, considerado perigoso. Não há uma definição do que acontecerá com Greta ou com o grupo que a acompanhava.
A tendência é que ela seja liberada, mas o porta-voz da corporação não quis dar detalhes acerca do procedimento a ser adotado pelo Estado alemão.
Imagens que circulam na internet mostram Greta sendo carregada por policiais. Não ficou imediatamente claro, contudo, se os agentes detiveram ou prenderam Thunberg, ou apenas a carregaram para fora de uma área restrita.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.