O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) removeu o general Gerson Menandro Garcia de Freitas do cargo de embaixador em Israel. A portaria foi publicada nesta última segunda-feira (9).
O Palácio do Itamaraty ainda não informou quem será o substituto no posto diplomático. Freitas estava no cargo desde o início de 2021, sendo indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aprovado pelo Senado.
Antes de ser chefe da embaixada brasileira no país do Oriente Médio, ele esteve à frente do Comando Militar do Planalto e do Comando Militar do Oeste.
O Brasil se aproximou de Israel na gestão de Bolsonaro, passando a votar favoravelmente ao Estado judeu em reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU). Houve também um vínculo mais próximo com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Com Lula, a política externa deve sofrer uma reviravolta. O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse em seu discurso de posse que o Itamaraty adotará uma postura “mais equilibrada e tradicional” em relação aos conflitos entre Israel e Palestina.
Também nesta segunda, o Itamaraty removeu do posto o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Jr., próximo à família Bolsonaro e ao ex-chanceler Ernesto Araújo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.