Ao menos 12 governadores autorizaram o envio de policiais militares (PMs) para integrar a Força Nacional no Distrito Federal após o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), ocorrido no domingo (8).
Até o momento, Piauí, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Amapá e Goiás contribuíram com efetivos para a capital federal.
Outros quatro estados também colocaram tropas à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), como Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Nesta terça (10), foi publicada uma portaria assinada pelo ministro Flavio Dino (PSB) que autoriza parte desses policiais, que se encontram no Distrito Federal, a iniciarem o reforço da segurança na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios.
Ao longo desta terça, a previsão é de que outros governos estaduais também cedam homens à Força Nacional.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que a polícia do estado “está à disposição para apoiar o Distrito Federal caso o governo federal peça apoio”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.