O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSD), assinou uma portaria que autoriza a utilização da Força Nacional na região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Os agentes poderão atuar entre sábado (7) e segunda-feira (9).
O objetivo é evitar atos organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que protestam contra o resultado proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a eleição.
A portaria diz que a tropa poderá agir “na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.
No Twitter, Flávio Dino disse que assinou a medida em razão de “ameaças veiculadas contra a democracia”, sem dar mais detalhes.
Na capital federal, apoiadores de Bolsonaro ainda seguem acampados em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, apesar de uma diminuição no número de presentes ao longo dos últimos dias.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.