O Irã executou dois homens neste sábado (7), de acordo com a Fars News, agência de mídia ligada ao estado, elevando para quatro o número total de pessoas executadas durante atos populares.
A onda de manifestações está relacionada aos protestos que cresceram no país desde setembro de 2022. Mohammad Mehdi Karami e Seyed Mohammad Hosseini foram enforcados na manhã de sábado, 7, informou a Fars News.
A dupla, que supostamente participou de protestos contra o regime no ano passado, foi acusada e condenada pelo assassinato de Seyed Ruhollah Ajamian, membro da força paramilitar Basij do país, em Karaj em 3 de novembro.
Mohammad Hossein Aghasi, um advogado que defende Karami, publicou no Twitter dizendo que Karami não recebeu os direitos finais de falar com sua família antes de sua execução.
Ainda segundo ele, Karami iniciou uma greve de fome na quarta-feira (4) como uma forma de protesto contra as autoridades por não permitirem que Aghasi o representasse.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.