O novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procurou os Estados Unidos e a Interpol com o objetivo de acelerar o processo de extradição do jornalista Allan dos Santos.
O Ministério da Justiça, comandado pelo ex-governador maranhense Flávio Dino (PSB), fez um primeiro contato com as autoridades internacionais e espera avançar nas tratativas.
Allan dos Santos é fundador do antigo canal conservador Terça Livre e mora nos EUA desde 2020.
Ele é alvo de um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta existência de uma “milícia digital” com o objetivo de “ataques à democracia e às instituições”.
O comunicador nega as acusações e afirma estar sendo vítima de perseguição por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2021, o ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, determinou a prisão preventiva de Allan, quando ele já estava no exterior, e a ordem não foi cumprida até hoje.
O novo governo do PT espera que Allan dos Santos seja incluído na difusão vermelha da Interpol, que é a lista de procurados internacionais.
Mesmo após a ordem de prisão do STF, a entidade, que reúne polícias de cerca de 200 países, ainda não deu andamento ao processo de inclusão na lista.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.