Em editorial desta semana, o jornal O Globo propôs ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que faça uma “busca de não vacinados” para falar sobre os riscos de não se imunizarem contra doenças como a covid-19.
De acordo com a publicação, o objetivo é “convencer” as pessoas a se vacinar “indo às casas das famílias” ou realizando algum tipo de contato dos cidadãos com órgãos e servidores do Estado.
O editorial destaca, inclusive, o histórico do Brasil em campanhas de vacinação, atribuindo a baixa cobertura à “onda anticiência”
— É urgente o novo governo criar programas para ir atrás dos brasileiros que deixam de se vacinar, correndo o risco de adoecer e morrer por males evitáveis. Sucumbir à ignorância é um retrocesso inadmissível — diz O Globo.
O editorial do veículo não foi bem recebido nas redes sociais. A maioria dos comentários tem sido de reprovação à proposta do jornal carioca.
Para alguns internautas, a prática seria, em tese e na prática, “perseguição” aos não vacinados, abrindo margem para uma espécie de “caçada sanitária”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.