O esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tomou posse neste domingo (01), em Brasília, como o 39° presidente da República, assumindo um terceiro mandato. Seu retorno acontece 12 anos após deixar o poder e marca a volta do lulopetismo ao Planalto após quatro.
Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial.
A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio.
Lula voltou a discursar, pela terceira vez, no Parlatório da sede do Executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a “violência política”durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros.
— Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado — afirmou.
Na tarde do sábado (31), Esquadrão Antibomba da PF fez varredura nas imediações da Catedral. A mobilização de segurança foi reforçada e envolveu cerca de 8 mil agentes. Sem incluir o contingente da Polícia Militar e do Exército, o policiamento na Esplanada e na Praça dos Três Poderes houve 1,5 mil integrantes.
São eles: mil policiais federais, 300 civis e 150 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A operação contou, ainda, com helicópteros da PM.