O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou neste sábado (31) em pronunciamento na TV que a atual gestão vai entregar ao próximo governo “um país equilibrado, livre de práticas sistêmicas de corrupção, em ascensão econômica e com as contas públicas em dia”.
Na gravação, o general da reserva destacou os feitos dos quatro anos de Jair Bolsonaro (PL) à frente do Palácio do Planalto e disse esperar que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dê sequência aos projetos iniciados na atual gestão.
“O governo de hora, ao longo de quatro anos, fez entregas significativas na economia, no avanço da digitalização da gestão pública, na tecnologia da informação, na privatização de estatais e na liberalização da economia”, disse Mourão.
“Aos eleitos, cumpre o dever de dar continuidade aos projetos iniciados e direcionar seus esforços para que o país tenha assegurado uma democracia urgente e plural”, completou.
Ainda de acordo com Mourão, “a alternância do poder em uma democracia é saudável e deve ser preservada”. Ele frisou que vai fiscalizar a atuação do próximo governo.
“Aos que farão oposição ao governo que entra, cumprirá a missão de opor-se a desmandos, desvios de conduta e a toda e qualquer tentativa de abandono do perfil democrático e plural, duramente conquistado por todos os cidadãos”, ressaltou.
O presidente em exercício reservou alguns minutos de seu discurso para agradecer ao apoio recebido desde o fim das eleições. No entanto, ele pediu a todos que retornem à “normalidade da vida e aos nossos afazeres” a partir deste domingo (1º).