Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg
João Amoêdo, candidato à Presidência pelo Partido Novo, não pôde participar dos debates presidenciais que ocorreram até agora, mas surgiu a chance de participar do debate da TV Globo, que ocorrerá no dia 4 de outubro.
De acordo com o candidato, a emissora definiu que todos os candidatos que tiverem pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa Datafolha estarão participando do debate.
A pesquisa será realizada entre quinta e sexta-feira (28) desta semana.
Em suas redes sociais, Amoêdo publicou um vídeo pedindo que declarem voto nele para que alcance os 6% para participar do debate.
Até o momento, o melhor desempenho do candidato do Novo foi de 4%, na pesquisa FSB de 27 de agosto, encomendada pelo BTG Pactual.
Amoêdo não esteve presente nos debates anteriores devido à não obrigatoriedade das emissores em convidar candidatos que não tenham o mínimo de 5 parlamentares no congresso que sejam de suas coligações. É a primeira vez que o Partido Novo disputa eleições a nível nacional, além de não terem feito coligação com nenhum outro partido.
Devido à essa lei eleitoral, mesmo com baixa intenção de voto, candidatos nanicos como Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota) estarão convidados ao debate, enquanto Marina Silva (Rede) está ameaçada de não poder participar, visto que a candidata aparece com apenas 5% na última pesquisa Ibope.
No último levantamento do Ibope, divulgado nesta segunda-feira (24), João Amoêdo aparece com 3% das intenções, mesma porcentagem que apareceu na última pesquisa Datafolha. O candidato precisará dobrar esse número para ser convidado ao debate.
A regra da TV Globo não considerará a margem de erro da pesquisa Datafolha.
O candidato, na intenção de aumentar suas intenções de voto na pesquisa, convocou um ‘twittaço’, que acabou colocando o assunto em primeiro lugar entre os mais comentados do Twitter no Brasil e em terceiro no mundo.
Estamos no primeiro lugar dos trending topics do Twitter! Agora o próximo objetivo é alcançarmos 6% na Data Folha de sexta-feira e participarmos do debate da Globo! Juntos a gente vai conseguir. Converse com todo mundo nas ruas, com seus amigos e familiares! #JoaoCom6% pic.twitter.com/0wXlmRVggE
— João Amoêdo (@joaodamoedo) September 26, 2018