O Conexão Política antecipou, na última sexta-feira (16), que os principais aeroportos do país entrariam em greve. Sob unanimidade, pilotos e comissários de bordo firmaram a decisão, que vale por tempo indeterminado.
A greve teve início nesta segunda-feira, 19, e inicialmente está firmada em horários matinais, das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, os maiores do país. Em caso de necessidade, a faixa de horário pode ser estendida e, além disso, mais aeroportos podem aderir ao movimento.
O motivo para a paralisação, segundo a categoria, é a “frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”. O acordo ainda está em discussão entre os sindicatos dos trabalhadores do setor e das empresas envolvidas. A ação deve gerar efeito cascata neste período de fim de ano, quando o fluxo de clientes aumentam expressivamente no reduto aéreo do país.
A greve, no entanto, não atingirá voos com órgãos para transplante, vacinas ou pacientes em atendimento médico, assegurou o SNA.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.