O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta última sexta-feira (16) que desocupou a Granja do Torto, onde morava desde 2020. A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República, considerada a casa de verão do chefe do Executivo federal.
O imóvel foi cedido por Jair Bolsonaro (PL) a seu ministro no início da pandemia de covid-19 e Guedes morava no local desde então. “Parti hoje”, disse o economista à TV Globo. Ele viajou para o Rio de Janeiro e deve trabalhar de forma remota até 31 de dezembro.
Com isso, a equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará a granja nos próximos dias para uma vistoria. Há a expectativa de que o petista fique no local até a posse presidencial, prevista para 1º de janeiro.
Nos últimos dias, o futuro ministro da Casa Civil e governador da Bahia, Rui Costa (PT), tratou do assunto com o atual chefe da pasta, Ciro Nogueira (PP-PI).
“Eu conversei com ele pedindo que avaliasse um dos imóveis [da Presidência] que pudesse ser disponibilizado. Talvez o mais simples, o mais fácil e o mais rápido seria onde estava o ministro da Economia, que é a Granja do Torto”, disse Costa a repórteres.
Atualmente, Lula está hospedado no hotel Meliá Brasil 21, na capital federal. É de lá que o petista costuma despachar com assessores e conversar com lideranças políticas desde o fim do segundo turno presidencial.
Até dias atrás, o QG petista descartava a possibilidade de o ex-presidente usar uma das residências do governo, mas a ideia foi repensada após uma onda de protestos em frente ao hotel de Lula. A Granja do Torto está localizada a 12 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, portanto, mais distante dos manifestantes.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.