Na madrugada desta quarta-feira (14), o perfil do Conexão Política no Twitter questionou o novo CEO da rede social, Elon Musk, sobre a nova política de autenticidade de selos de verificação na plataforma.
Conforme antecipou este jornal digital, o Twitter passa a contar com três cores diferentes para verificação de usuários na rede social — o famoso selinho azul agora não é mais um botão de cor única.
Visando melhorar o desempenho e o funcionamento de identificação, Musk aplicou novos tons para enquadrar os diferentes tipos de contas no microblog. São eles:
- Dourado (para empresas);
- Cinza (para governos);
- Azul (para pessoas físicas).
A medida integral já entra em vigor nos próximos dias. O dourado, voltado ao segmento corporativo, está sendo validado em contas de empresas que já são verificadas oficialmente pelo Twitter global.
No Brasil, por exemplo, diversos perfis já estão autenticados com a nova função — entre marcas, segmentos e outros negócios. Em relação aos veículos de mídia, vários grupos de comunicação também foram enquadrados nessa nova classificação.
No segmento de mídias identificadas como alternativas e/ou independentes, as que estão alinhadas ao espectro político de esquerda também apresentam a identificação no eixo central de suas respectivas contas, como The Intercept Brasil e Nexo Jornal. Em contrapartida, mídias de direita, seja de viés conservador ou liberal, ainda não foram contempladas.
Em 2021, o Conexão Política recebeu do Twitter o selo de verificação, tornando-se pioneiro entre as mídias independentes do espectro liberal-conservador. Na sequência, a rede social também verificou os sócios-fundadores do CP: Davy Albuquerque, Raul Holderf Nascimento e Marcos Rocha, respectivamente.
Dada a importância e a representatividade na plataforma, o perfil do Conexão Política questionou Elon Musk sobre a resistência ainda presente no processo de validação no Brasil, ao contrário de outros países, como Estados Unidos. Em uma publicação, escrevemos a seguinte mensagem:
— O Twitter Brasil resiste em conceder o selo dourado a empresas de mídia de viés conservador, Elon Musk. Fomos pioneiros no Brasil em conquistar o selo azul como mídia de direita. Mas os impasses são muitos até agora e ainda há demora para a concessão do selo ouro. Ainda não recebemos o nosso, mas a ‘grande mídia’ já recebeu — indagamos.
Pouco tempo depois, o bilionário respondeu ao Conexão Política. “Estou olhando para isso”, afirmou. Em outra publicação, ainda mencionando este jornal digital, Musk disse suspeitar que o Twitter no Brasil esteja adotando critérios políticos ao invés de cumprir normas técnicas.
— O Twitter pode ter pessoas no time brasileiro com forte viés político — reiterou o dono da rede social, depois de prometer que verificará o que está acontecendo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.