A cantora Margareth Menezes confirmou nesta terça-feira (13) que foi convidada para ser ministra da Cultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2023.
De acordo com ela, o convite do petista foi prontamente atendido. Com isso, Margareth fará parte do primeiro escalão da próxima gestão federal.
“Aceitei essa missão, eu vi como uma missão”, disse ela ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), onde funciona o gabinete de transição.
Nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a Cultura não tinha status de ministério, sendo uma secretaria vinculada à pasta do Turismo.
A atual gestão conservadora defende, por exemplo, a “moralização” de recursos públicos, incluindo a diminuição de verbas captadas via Lei Rouanet.
Com Lula, a pasta voltará a ter condição de ministério. Essa era uma das principais demandas de artistas, que desde 2019 se queixavam de dificuldades no relacionamento com os membros do governo federal e a falta de abertura para liberação de verbas.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.