Durante discurso na diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, avisou que “os que atacaram a democracia, garanto, serão integralmente responsabilizados”.
De acordo com ele, o documento que atesta a vitória do petista nas eleições também significa “a vitória plena e incontestável da democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados”.
Segundo Moraes, essas pessoas “serão integralmente responsabilizadas, para que isso não retorne nas próximas eleições”. O ministro também criticou “ataques antidemocráticos” e alertou que a atividade política “deve ser realizada sem ódio, sem discriminação e sem violência”.
Ainda durante o discurso, Alexandre de Moraes avaliou que o uso das redes sociais para “livre manifestação de pensamento” foi “desvirtuado por extremistas”, que teriam o objetivo de colocar em descrédito notícias da “mídia tradicional”.
O rito de diplomação de Lula significa o fim do processo eleitoral e certifica que o presidente e o vice eleitos estão habilitados para exercer os cargos a partir de janeiro de 2023.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.