Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu um discurso nesta segunda-feira (12) durante a cerimônia de diplomação dele e de Geraldo Alckmin (PSB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em sua fala, o esquerdista saiu em defesa de uma legislação internacional mais dura para combater o que ele chamou de “desinformação na internet”.
Enquanto falava sobre “fortalecimento da democracia” e “ataques ao sistema eleitoral”, o petista disse que “a Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais”.
Na visão dele, a violência política, as mentiras e o ódio foram potencializados através das redes sociais ao longo dos últimos anos.
Lula também declarou que os “inimigos da democracia” se organizam ao redor do mundo, e “usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras, disponibilizados por plataformas digitais que atuam de maneira gananciosa e absolutamente irresponsável”.
Segundo o presidente eleito, esse combate precisa ser feito por meio de “tecnologias avançadas” e de uma “legislação internacional mais dura e eficiente”.
O ex-presidente garantiu que o objetivo não é diminuir a liberdade de expressão no país, mas “defender o acesso à informação de qualidade”, “sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.