A polícia do Peru prendeu o destituído presidente Pedro Castillo após tentativa de golpe de Estado.
O esquerdista, conforme antecipou o Conexão Política, anunciou nesta quarta-feira (7) a sua decisão de dissolver temporariamente o Congresso e, por consequência, estabelecer um governo de emergência excepcional, para convocar um parlamento com poderes constituintes.
De acordo com a imprensa local, o mandatário foi detido em Lima. Ele está neste momento em dependências policiais.
Imagens de sua prisão já circulam nas redes sociais e repercutem na imprensa internacional.
Há três décadas, o então presidente Alberto Fujimori, atualmente preso por abusos a direitos humanos e corrupção, ordenou também a dissolução do Congresso.
A presidente do Tribunal Constitucional do Peru classificou o anúncio de Castillo como evidente “golpe de Estado” e disse, inclusive, que o Congresso do país deve convocar a vice-presidente para assumir.
O presidente do Congresso peruano, por sua vez, afirmou que “ninguém deve obedecer a um governo usurpador”.
Primera video del fracasado intento de dictador Pedro Castillo, ya detenido por la policía. La cara de la derrota. Ganó la democracia. pic.twitter.com/AtOgBNd5zF
— Agustín Antonetti (@agusantonetti) December 7, 2022
Primera imagen de Pedro Castillo detenido por la policía. Este es el futuro que le espera a todo aquel que intente imponer una dictadura. pic.twitter.com/WTdrhX56km
— Agustín Antonetti (@agusantonetti) December 7, 2022
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.