Integrantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) solicitaram a expulsão do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Sebastião Coelho da Silva, de 67 anos, após o ex-magistrado defender a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também é presidente do Tribunal Superior Eleitotal (TSE).
A ação foi apresentada à juíza Renata Gil, presidente da AMB, e recebe a assinatura de 17 integrantes da associação. O texto cita uma “providência contra o aumento do autoritarismo”, além de sugerir uma “depuração ética interna.
— Cabe a todas as instituições e entidades da sociedade civil reagir, e perfilar na defesa da democracia, que há de se iniciar por uma depuração ética interna. O custo da omissão será altíssimo! Uma vez rompida a ordem democrática, já não teremos condições de autonomia e liberdade para coibir os movimentos antidemocráticos e as suas arbitrariedades — sustenta a resolução.
Para esses membros da AMB, Sebastião Coelho da Silva teria atuado “de forma irresponsável ao pretender dar sustentação jurídica a uma medida ilegal e absolutamente atentatória ao Poder Judiciário e à independência da magistratura, uma vez que criminaliza a atividade jurisdicional”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.