O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou nesta sexta-feira (2) um ato que concede aposentadoria parlamentar ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O valor deve superar a casa dos R$ 30 mil, de acordo com cálculos de técnicos legislativos.
Segundo a resolução, os proventos correspondem a 32,50% do subsídio parlamentar, acrescidos de 20/35 da remuneração fixada para os membros do Congresso Nacional.
Bolsonaro foi deputado federal entre 1991 e 2018. Ele deixará a cadeira do Palácio do Planalto no próximo dia 31 para dar lugar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na condição de ex-presidente da República, o atual mandatário ainda terá direito a seguranças, assessores e carros oficiais custeados pelo Executivo federal.
A tendência é que Bolsonaro tenha um cargo no seu partido, o PL. A ideia, que já foi discutida com Valdemar Costa Neto, é que ele seja o presidente de honra da sigla e tente se manter na mídia nos próximos anos.
O cargo partidário deve contar ainda com um salário, que não foi divulgado até o momento. Bolsonaro poderá somar a isso o soldo que recebe por ter sido capitão do Exército, hoje avaliado em R$ 11.945,49.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.