A empresa de educação e entretenimento Brasil Paralelo promoveu mais uma ação em rede de ensino localizada em São Paulo (SP). Em setembro deste ano, conforme registrou o Conexão Política, integrantes da BP estiveram em uma unidade de ensino fundamental a fim de indagar se os estudantes reconheciam figuras que marcaram o passado do país.
O objetivo, segundo eles, buscou levar ao conhecimento dos alunos alguns heróis da história brasileira. Para isso, alguns atores estavam caracterizados de Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina, José Bonifácio, Dom Pedro II e Princesa Isabel.
De forma didática e com explorações pedagógicas, as crianças passaram a interagir com o grupo e a navegar sobre fatores de conhecimento de mundo, explorando mais sobre a história do Brasil, que muitas vezes é desconhecida ou, em grande parte, distorcida em salas de aula.
Neste mês de novembro, a Brasil Paralelo voltou a realizar ações em mais uma rede educativa. Desta vez, crianças das favelas do Gelo, Jaqueline e Mandioquinha foram contempladas no “1º Festival do José do Patrocínio — Fundador da Guarda-Negra”, que recebeu patrocínio da BP.
A competição interescolar aconteceu no reduto da Escola de Futebol Império do Brazil Futebol Clube e contou com a participação de 180 crianças. Ao todo, o evento cravou mais de 8 horas de jogos consecutivos.
Com tantos minutos em campo, as disputas futebolísticas desfrutaram de intervalos especiais, com diversos lanches e premiações promovidos pela empresa, entre eles barracas de pipoca, cachorro-quente, algodão doce e refrescos gelados.
Para o time E.F. Império do Brazil F.C., foram oferecidos kit uniforme para 33 jogadores (de linha e goleiro) — com personalização completa: camisa, calção e meião, além de medalhas e troféu. Todas as 180 crianças receberam bolas personalizadas.
No entender da Brasil Paralelo, ações como essas proporcionam uma vivência do esporte na infância que, entre outras coisas, podem acarretar em diversos benefícios, como a socialização, o desenvolvimento do corpo e da saúde mental.
Durante o evento, a BP contou com o auxílio de Isabella Antunes. Segundo ela, “o objetivo principal da ação da Brasil Paralelo no evento foi ser um incentivador do bem, assim como é o projeto da Escola de Futebol Império do Brasil”.
— Buscamos ir além da internet, ir na fonte do que estamos trabalhando no documentário ‘A Camisa Mais Pesada do Mundo’, produção original da mediatech — relatou.
— Além de o futebol ser um aspecto importante da identidade nacional, a prática do esporte pode desenvolver muitas virtudes, como a paciência, a força de vontade, a prudência. Os garotos não se desenvolvem apenas fisicamente — prosseguiu Isabella.
Ainda de acordo com ela, há diversas crianças que externam o interesse em se aprimorar no futebol e, possivelmente, construir uma carreira sólida, profissional, além de se distanciar da criminalidade. “Todo esse contexto serve para que eles passem a ter objetivos elevados e não participem da vida no crime, [algo] que pode aparecer como uma opção”, concluiu.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.