Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL), convocou nova coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23).
A confirmação de uma nova declaração ocorre um dia após apresentar relatório em que contesta o resultado de urnas eletrônicas antigas — inferiores aos modelos de 2020, que totalizam 270 mil máquinas, conforme registrou o Conexão Política.
Na tarde desta terça-feira (22), Valdemar indagou sobre a lisura das urnas e disse que o material apresentado não é questão de opinião pessoal ou do partido, mas de uma perícia técnica, composta por nomes técnicos e aptos para tratar do assunto.
Em suma, o documento pede a invalidação de parte dos votos das últimas eleições. De acordo com o engenheiro Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL), ao analisar os arquivos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a votação — dentre eles o boletim de urna, o Registro Digital do Voto (RDV) e o log das urnas — a equipe constatou que os modelos de urna anteriores a 2020 mostravam um número inválido, que não possibilitaria associar os registros de atividade ao equipamento físico da urna.
Nos modelos mais novos, posteriores a 2020, é dito que o código de identificação da urna aparece de forma correta, de modo que seja possível vincular as atividades registradas a cada uma das urnas.
Outra ocorrência observada, conforme Rocha, foram urnas que “travaram”, e precisaram ser desligadas durante o período de votação e, na sequência, ligadas novamente para voltar a funcionar. Segundo ele, o ato gera uma violação do sigilo do voto do eleitor que estava votando no momento que a urna travou, expondo dados pessoais como o nome completo ou o título de eleitor.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.