O regime comunista da Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira (18) um novo míssil balístico intercontinental (ICBM), o segundo teste de mísseis a mando de Kim Jong-Un em dois dias. O ato foi condenado pelos Estados Unidos e seus aliados e classificado como uma “violação descarada” às resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ICBM foi lançado por volta das 10h15 da manhã, horário local, da área de Sunan, na capital norte-coreana, Pyongyang, e voou cerca de 1.000 quilômetros em direção ao leste, de acordo com informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que o míssil provavelmente caiu na zona econômica exclusiva do Japão (EEZ), a aproximadamente 210 quilômetros a oeste da ilha japonesa de Oshima. Segundo ele, o projétil não voou sobre o território do Japão.
“A Coreia do Norte continua realizando ações de provocação com uma frequência nunca antes vista”, disse o primeiro-ministro a repórteres durante uma reunião da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Bangcoc, na Tailândia. “Quero reafirmar que não podemos aceitar tais ações”, completou.
Segundo Kishida, o Estado japonês continuará coletando e analisando informações e fornecendo atualizações imediatas ao seu povo. Até agora, não houve relatos de danos a navios no mar, garantiu ele.
O ICBM atingiu uma altitude de cerca de 6.100 quilômetros em velocidade Mach 22, ou seja, 22 vezes a velocidade do som, de acordo com o JCS, que disse que os detalhes ainda estavam sendo analisados pelas autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos EUA, que trabalham em conjunto.
“A porta não foi fechada para a diplomacia, mas Pyongyang deve cessar imediatamente suas ações desestabilizadoras e, no lugar delas, escolher o engajamento diplomático”, declarou Adirenne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca. “Os EUA tomarão todas as medidas necessárias para garantir a segurança da pátria americana, da República da Coreia e dos aliados japoneses”, finalizou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.