O coordenador da equipe de transição, Aloizio Mercadante (PT), declarou nesta sexta-feira (18) que o ministro da Defesa do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será um civil, e não um militar.
A fala foi concedida a repórteres durante uma coletiva na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília (DF), onde atua o time que formará o próximo governo.
“O presidente [Lula] já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi no governo dele e será [no novo mandato]”, disse Mercadante.
“O presidente Lula está chegando [da viagem internacional] e vamos fechar o grupo, acho que vocês vão ter uma bela surpresa. Está muito bem construído. Vai ser anunciado no começo da semana, segunda-feira tá resolvido. Aguardem! Não vamos falar de nomes ainda. Quero primeiro falar com o presidente”, completou.
Criado em 1999, o Ministério da Defesa foi chefiado por civis nos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula e Dilma Rousseff (PT). Com Michel Temer (MDB), em 2018, a pasta foi tocada por militares.
A partir de janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu, ele também manteve militares à frente do ministério, sendo assim ao longo dos últimos quatro anos.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.