O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, perdeu o controle da Câmara dos Representantes nas eleições deste ano, as midterms, realizadas em 8 de novembro.
O Partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump, elegeu 218 parlamentares – o mínimo necessário para formar a maioria na Casa.
A Câmara é renovada por completo a cada dois anos. De acordo com o sistema americano, cada um dos 50 estados possui direito a uma vaga, enquanto as outras 385 cadeiras são divididas proporcionalmente entre as unidades federativas mais populosas.
Em 2020, quando Biden foi eleito, os democratas conquistaram 220 assentos. No pleito deste ano, no entanto, o partido dele já perdeu 10 cadeiras, enquanto os republicanos ganharam 6. A apuração ainda não foi totalmente finalizada.
No Senado, os democratas garantiram 50 vagas. Os republicanos, 49. Haverá segundo turno na Geórgia em 6 de dezembro para definir a última vaga restante. No caso de divisão igualitária (50 a 50), o voto da vice-presidente Kamala Harris exerce o desempate, já que ela também desempenha a função de presidente do Senado.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.