O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, rejeitou assumir a entrega da faixa presidencial ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se recuse a cumprir o rito, o general da reserva já adianta que não cabe a ele tomar qualquer ação do tipo, considerando que a passagem do adereço “é do presidente que sai para o presidente que entra”.
— Acho que está havendo uma distorção. Porque passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra — explicou.
— Se o presidente, vamos dizer assim, ele não vai querer passar a faixa, não adianta dizer que eu vou passar. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar — garantiu.
Para ele, o atual chefe do Executivo federal deveria encarar o sucessor na rampa do Planalto, com “um gesto de altivez e desafio”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.