O presidente de Israel, Isaac Herzog, anunciou nesta última quinta-feira (10) que convidará Benjamin Netanyahu para formar o próximo governo de Israel, abrindo caminho para o ex-primeiro-ministro voltar ao cargo pela 6ª vez. Herzog emitirá oficialmente o mandato para Netanyahu no próximo domingo (13), disse ele em um comunicado à imprensa.
O presidente fez o anúncio depois de se reunir com todos os partidos no Parlamento, o Knesset, para perguntar quem eles apoiariam para premiê. “Ao final da rodada de consultas, 64 membros do Knesset recomendaram ao presidente o presidente do partido Likud, MK Benjamin Netanyahu”, diz a nota divulgada pelo gabinete presidencial.
Herzog citou que 28 membros recomendaram o ex-primeiro-ministro Yair Lapid. O mesmo número optou por não recomendar ninguém. A partir de agora, o presidente se reunirá com Netanyahu na residência oficial para lhe dar formalmente o mandato.
De acordo com a lei israelense, Netanyahu terá 28 dias para formar um novo governo, com a possibilidade de uma extensão de 14 dias, se necessário. Os cidadãos do país foram às urnas no último dia 1º de novembro e o bloco político que deu apoio a Bibi foi o grande vencedor, com 64 cadeiras.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.