O ex-ministro da Economia e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (MDB), disse nesta quinta-feira (10) que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais chances de ser parecido com o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) do que com o primeiro mandato do petista.
As declarações foram feitas durante um evento do BTG Pactual, em São Paulo (SP). Em um discurso pessimista, Meirelles afirmou que há “65% de chances de o terceiro mandato de Lula ser semelhante ao governo Dilma”.
A gestão da ex-presidente, como se sabe, foi marcada por descontrole fiscal e perda de credibilidade das contas públicas, além de prejuízos em empresas estatais, escândalos de corrupção e queda no Produto Interno Bruto (PIB).
Especulado pela imprensa para ser o ministro da Economia a partir de 2023, o nome de Meirelles perdeu força ao longo dos últimos dias. O leque de opções do petista para o posto aumentou ainda mais, inclusive com a chegada de Fernando Haddad (PT) na disputa pela pasta.
Meirelles encerrou sua fala desejando “boa sorte” aos investidores. Em declaração ao Valor Econômico, o ex-ministro disse que “cada um interpreta como quiser” suas falas. Na visão dele, porém, “é muito cedo” para decretar como será o governo, de modo que é preciso “aguardar as novas sinalizações” de Lula.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.