O vice-presidente da República e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou nesta última quinta-feira (3) que a proposta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para furar o teto de gastos é “um estupro no orçamento”.
A declaração foi proferida em entrevista à Rádio Gaúcha. De acordo com o general, o plano econômico defendido pelo PT não é positivo para o Brasil.
“Agora, ele [Lula] tem um pepinaço para descascar, não é? Governar o Brasil não é uma coisa simples. Já estou vendo que estão fazendo um movimento no Congresso para fazer um estupro no orçamento de R$ 200 bilhões, é um problemaço que o cara tem pela frente”, declarou.
A fala do vice diz respeito a uma matéria publicada pelo jornal O Globo que relata um encontro da equipe do petista com congressistas para debater o Orçamento de 2023. Segundo a reportagem, foi debatida uma licença para gastar R$ 200 bilhões a mais do que o limite orçamentário a fim de cumprir as promessas de campanha.
A equipe de transição de Lula também afirma que a verba extra seria destinada para reverter os cortes na Farmácia Popular — programa social que, na narrativa petista, teria sido sucateado com objetivo de financiar o Orçamento Secreto (ou emendas de relator).
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.