O governo da Espanha determinou o fechamento do espaço aéreo em quatro regiões do país na manhã desta sexta-feira (4). Isso porque destroços de um foguete chinês descontrolado poderiam cair em território espanhol a qualquer momento.
Para evitar acidentes com aviões, o tráfego aéreo foi paralisado por algumas horas. A medida, considerada emergencial, causou atrasos em aeroportos, conforme informações da agência Reuters.
O espaço aéreo já foi reaberto, segundo informações oficiais. O foguete chinês de 21 toneladas se desintegrou ao entrar na atmosfera e a maior parte dos estilhaços pegou fogo e caiu no oceano Pacífico.
O episódio gerou críticas de agências europeias ao regime comunista chinês, que há alguns anos vem tentando implantar um ambicioso plano de presença no espaço.
O primeiro lançamento da China ocorreu em maio de 2020. Na ocasião, fragmentos caíram na Costa do Marfim e danificaram edifícios. No segundo voo, os estilhaços caíram no oceano Índico. No terceiro, no Mar de Sulu, localizado nas Filipinas.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.