Os resultados praticamente completos da eleição em Israel confirmam que Benjamin Netanyahu, o Bibi, ficou na dianteira para liderar o novo governo com seus aliados de direita. Com isso, o ex-premiê deve retornar ao poder um ano e quatro meses após deixar o cargo.
O atual primeiro-ministro, que ocupa a função de forma interina, Yair Lapid, afirmou em um comunicado que ligou para Netanyahu para parabenizá-lo pela vitória, e que instruiu todos os ramos do governo para preparar uma transição pacífica.
“O Estado de Israel está acima de todas as considerações políticas. Desejo sucesso a Netanyahu pelo bem do povo de Israel e do Estado de Israel”, diz o texto divulgado por Lapid.
Após a 5ª eleição em quatro anos no país, Netanyahu já começa a negociar uma coalizão com legendas aliadas. O bloco de forças próximo a Bibi terá 64 das 120 cadeiras do Parlamento. Agora, caberá ao presidente de Israel, Isaac Herzog, encarregar Netanyahu de formar um governo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.