A TV Globo promove nesta sexta-feira (28) o último debate das eleições de 2022 entre os candidatos ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), a partir das 21h30 [horário de Brasília].
No lado petista, conforme apurou este jornal digital, a preparação é comandada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira. Ele vai interpretar Bolsonaro em um treino e os dois vão interagir em um cenário parecido com um estúdio de TV.
Sidônio já desempenhou esse papel no primeiro debate presidencial do segundo turno, promovido pela TV Bandeirantes. Agora, a ideia é reproduzir com a maior fidelidade possível as eventuais situações que o petista deve enfrentar na Globo.
Participam da preparação de Lula, além do marqueteiro, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) e o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), que coordenam a campanha. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e a jornalista Olga Curado também auxiliam o líder esquerdista.
Uma das principais preocupações do QG lulista é que o ex-presidente administre bem o tempo. No último debate, a atuação nesse ponto foi considerada desastrosa, já que ele gastou todos os minutos e terminou o confronto praticamente calado, ouvindo as falas de Bolsonaro sem conseguir contestar.
A estratégia é treinar Lula para que suas respostas tenham no máximo três minutos. Outro ponto é ter “na ponta da língua” as réplicas sobre corrupção nos governos do PT. O petista se atrapalha quando o assunto vem à tona, com longas explicações que, muitas vezes, dispersam a atenção dos telespectadores.