O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, determinou nesta segunda-feira (24) o monitoramento diário dos perfis nas redes sociais do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e do deputado federal André Janones (Avante).
Na eleições deste ano, ambos atuam nas campanhas digitais de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respectivamente.
Conforme a decisão, devem ser elaborados cinco relatórios, a partir de uma sondagem realizada — especialmente com publicações feitas entre os dias 22 e 29 de outubro. A corte quer apurar se há um mesmo comportamento na disseminação de conteúdos apontados como fake news.
— No atual estágio processual, prepondera a percepção de que o comportamento de André Janones e de Carlos Bolsonaro nas redes possui muitos aspectos similares, seja no que diz respeito à legítima atividade de organização da militância, seja, por outro lado, na difusão de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados, na persistência do uso de termos-chave para reativar os efeitos dos conteúdos removidos e na estratégia de mobilizar seguidores a compartilhar conteúdos para tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral — escreveu o magistrado.
Até o momento, de acordo com Benedito, há mais elementos sobre a atuação orquestrada de desinformação envolvendo a campanha do atual presidente da República.
— Esse espelhamento, é certo, não alcança a totalidade dos fatos descritos, pois a AIJE 0601522-38 [ação que apura suposta rede de desinformação bolsonarista] ostenta maior complexidade, considerando-se o número de perfis que estariam envolvidos no ecossistema de desinformação e os indícios, colhidos da prova documental, de que há uma atuação coordenada para a dispersão de conteúdos falsos prejudiciais ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva — reiterou.
Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso App de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular para receber todos os nossos materiais em primeira mão. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.