A TV Globo, a GloboNews e o G1 publicam, a partir das 18h desta segunda-feira (24), o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto do Ipec (antigo Ibope) sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República.
A sondagem trará o novo cenário que contempla os postulantes Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o presidente e candidato do PL à reeleição, Jair Bolsonaro.
O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro, realizado no domingo (2), Lula obteve 48,43% dos votos válidos (sem contar com brancos e nulos), enquanto Bolsonaro cravou 43,20%.
Já registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sondagem foi encomendada pelo Grupo Globo, da família Marinho.
Graves erros
Conforme registrou este jornal digital, os erros dos institutos de pesquisa nas estimativas de intenção de voto para o primeiro turno das eleições de 2022 provocaram reações diversas na esfera política. Inclusive, a polêmica gerou pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Na eleição presidencial, por exemplo, Datafolha e Ipec davam menos de 40% dos votos para Bolsonaro, além de apontar a vitória em turno único. Ambas projeções erraram.
Todas falharam. Nenhuma empresa chegou perto do total de votos obtidos pelo chefe do Executivo federal, que consolidou mais de 51 milhões de votos.
Os levantamentos para governos e senadores também não se confirmaram. Os institutos divulgaram pesquisas até as vésperas do pleito sem detectar o real tamanho da movimentação pró-Bolsonaro.
Em reação ao eixo de turbulência, deputados da base do governo protocolaram na última sexta-feira (21) um pedido para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara sobre os institutos de pesquisa.
Ao todo, os parlamentares reuniram 179 assinaturas. O mínimo requerido pelo regimento da Câmara é 171.
NOVO APLICATIVO DO CP
Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso App de notícias, disponível gratuitamente para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular para receber todos os nossos materiais em primeira mão. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.