Ex-secretário do Tesouro britânico, Rishi Sunak será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele assumirá o cargo após a renúncia de Liz Truss e a desistência da candidatura de Boris Johnson.
Sunak teve a nomeação garantida após sua principal adversária, Penny Mordaunt, retirar a candidatura pela liderança do Partido Conservador por não ter angariado o apoio mínimo de 100 parlamentares.
Seu nome recebeu o endosso de mais da metade dos legisladores conservadores, informou a agência PA Media nesta segunda-feira (24).
Ele é filho de imigrantes de origem indiana que emigraram da África. É visto como um símbolo do multiculturalismo britânico atual.
Estudou na universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do mundo. Além disso, fez um mestrado em Stanford, também nos EUA. Depois de formado, trabalhou em um fundo de investimentos.
Em 2015, Sunak foi eleito deputado pelo Partido Conservador, sendo nomeado para a pasta de Finanças em fevereiro de 2020, aos 39 anos. Atualmente tem 42 anos.
Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso App de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular para receber todos os nossos materiais em primeira mão. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.