O candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro, do PL, se comporta como pedófilo.
A declaração aconteceu durante entrevista ao Flow Podcast, um dos mais populares do Brasil. A fala de Lula é motivada por um vídeo manipulado e retirado de contexto, em que Bolsonaro teria dito que “pintou um clima” entre ele e meninas venezuelanas menores de idade.
Conforme noticiamos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes proibiu, no domingo (16), que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio use vídeos que associam Bolsonaro ao crime de pedofilia. A probição vale tanto para reprodução do conteúdo nas redes sociais, quanto para uso do vídeo em campanhas eleitorais.
— A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta Corte, segundo a qual a configuração do ilícito pressupõe ato que, desqualificando pré-candidato, venha a macular sua honra ou a imagem ou divulgue fato sabidamente inverídico — sustentou Moraes.
No entanto, mesmo após decisão da Corte, o líder petista voltou a fomentar o assunto sem demonstrar preocupação com consequências futuras.
Ao ser questionado sobre o assunto pelo apresentador do Flow, Igor Coelho, Lula disse que o chefe do Executivo federal “se comporta como se fosse” pedófilo.
— O comportamento dele agora, o comportamento no caso das meninas da Venezuela, é o comportamento de um pedófilo — afirmou o esquerdista.
— Ele foi lá com segundas intenções — prosseguiu com as provocações.
— E ele percebeu isso. Por isso é que ele ficou apavorado e tentou se explicar o mais rapidamente possível — disse, insistindo em propagar a fake news.
— Ele [Bolsonaro] não mede as consequências [do que fala]. Quando dá caca ele então tenta se explicar. Porque aí vem o pessoal da política e fala ‘cara, você tem que pedir desculpas, tem que inventar qualquer coisa’. Mas ele tem uma propensão de falar bobagem. Tem uma propensão de mentir — finalizou.