O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) nas redes sociais que vai construir refinarias de petróleo caso seja eleito novamente à Presidência da República no dia 30 de outubro.
O petista prometeu tornar o Brasil autossuficiente em refino em seu eventual mandato. Mais cedo, durante evento de campanha no Recife (PE), falou novamente em refinarias e garantiu que vai “tomar conta da Petrobras e fazer investimentos”.
“Quero dizer a vocês que a gente vai fazer refinaria e o Brasil vai voltar a ser autossuficiente em refino”, disse o candidato em um carro de som. Também afirmou que vai concluir a construção da refinaria de Abreu e Lima, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape.
“Nós vamos acabar essa refinaria […] há 20 anos o Brasil não fazia uma refinaria. Eles destruíram a BR [Distribuidora], venderam a BR dizendo que ia ter mais concorrência e a gasolina ia ficar mais barata. Hoje, tem 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos e nos vendendo a preço de dólar”, criticou.
Em seu discurso, o petista voltou a frisar que não vai privatizar os bancos públicos e que vai usar o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para criar linhas de crédito para empreendedores.