Os candidatos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), elogiaram o formato do debate promovido pela TV Bandeirantes nesta última segunda-feira (10). A emissora decidiu adotar regras pouco utilizadas no Brasil e abriu mão do formato tradicional de pergunta, resposta, réplica e tréplica.
Nesse novo modelo praticado pela Band, cada político teve a liberdade de caminhar pelo palco e gerenciar o próprio tempo, de 15 minutos cada um, o que culminou em diversos confrontos diretos entre ambos, abandonando o “engessamento” de formatos tradicionais.
“Gostei muito do formato, achei que propiciou um debate de ideias. Acho que os caminhos ficaram muito claros. A gente veio aqui para mostrar como a gente vai gerar emprego, como a gente vai levar o emprego de volta ao estado de São Paulo, reestabelecer a competitividade de São Paulo. Fico muito feliz com o resultado, acho que a gente conseguiu mostrar o nosso projeto”, declarou Tarcísio.
Já o candidato do PT afirmou que, num primeiro momento, ficou preocupado com a inovação, mas que foi surpreendido com o resultado final do debate e sugeriu que o modelo precisa ser adotado com frequência no futuro.
“Olha, eu confesso que estava preocupado com o modelo e fiquei positivamente surpreso com o resultado. A interação funcionou muito bem, espero que o espectador tenha gostado e que esse modelo seja usado nos próximos anos, inclusive em outros estados e na própria eleição presidencial”, comentou.
A cúpula da Band elogiou o desempenho de ambos os candidatos. Para Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo, Tarcísio e Haddad “entenderam muito bem o modelo, aproveitaram inteligentemente dele e fizeram uma exibição que serve de exemplo para as campanhas eleitorais”.
Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo, avalia o debate como um dos melhores já realizados pelo grupo de comunicação. “Por esse formato, por essa liberdade, pelo espaço que eles tiveram e como aproveitaram. É uma junção de fatores que coloca esse debate como, certamente, um dos grandes debates que a TV brasileira já fez”.