O candidato do Republicanos ao Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio Gomes de Freitas, teve a adesão de mais cinco partidos em apoio a sua candidatura, além das siglas que já compõem sua coligação, na primeira semana do segundo turno.
Com isso, caso seja eleito governador, ele pode ter o apoio de pelo menos 52 do total de 94 deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Tarcísio recebeu endosso do União Brasil, com 8 parlamentares eleitos em São Paulo, do MDB, com bancada de 4 deputados, além do Podemos e do PP, com 4 e 3 integrantes, respectivamente.
As novas adesões se somam aos quatro partidos que integram a coligação do ex-ministro da Infraestrutura e elegeram 33 representantes em São Paulo: PL (19), Republicanos (8), PSD (4) e PSC (2).
O movimento tende a fortalecer a candidatura de Tarcísio para o segundo turno contra Fernando Haddad (PT).
Na terça (4), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, organizou um jantar na capital paulista com a presença de Tarcísio e de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e do senador eleito Marcos Pontes (PL).
No encontro, que contou ainda com Marcos Pereira e Gilberto Kassab, chefes dos Republicanos e do PSD, respectivamente, foi discutida a estratégia a ser adotada contra Haddad no pleito.
Na campanha do petista, apenas dois partidos declararam apoio até o momento, PDT e Solidariedade. Ao todo, caso eleito, o ex-prefeito da capital paulista teria em tese, com base nas adesões do período eleitoral, 30 deputados como aliados.
O PSDB, que formou uma bancada de 9 parlamentares nestas eleições, ainda não declarou apoio formal a nenhum dos dois candidatos. Apesar disso, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) saiu em defesa da candidatura de Tarcísio.
A expectativa é que os deputados tucanos, principalmente os mais alinhados com Rodrigo —como o atual presidente da Alesp, Carlão Pignatari, Carla Morando e o líder do governo, Vinícius Camarinha— também fechem apoio ao candidato de Jair Bolsonaro (PL).
O APP do Conexão Política voltou e já está disponível em uma nova estrutura totalmente repaginada. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.