O ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou nesta última quinta-feira (06) que o orçamento das universidades e institutos federais não vai ser afetado pela medida que limitou temporariamente a verba destinada a estas instituições. Segundo ele, notícias desse tipo são fake news.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Godoy esclareceu não houve corte no orçamento do ensino superior. “Imagina que uma universidade federal tem R$ 1 milhão para gastar até o final do ano. O que acontece é que ela não vai poder gastar o dinheiro todo em outubro, ela vai ter que dividir esse gasto em outubro, novembro e dezembro”, exemplificou. “Então houve uma limitação nessa movimentação, mas o valor está garantido”.
Segundo o ministro, esse é um movimento comum, feito para atender a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. “A gente tem uma previsão de arrecadação e tem uma fixação das despesas e durante o ano vai fazendo o acompanhamento para que não gaste muito mais do que arrecada”, disse. Ele ressaltou que o reitor que tiver alguma situação concreta que precise ultrapassar o limite, pode procurar o MEC que terá a situação levada ao Ministério da Economia.