O resultado eleitoral do 1º turno deve fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê um passo para trás. As informações são da jornalista Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo.
De acordo com uma matéria veiculada por ela, a demonstração de força de políticos conservadores deve fazer com que algumas posturas sejam reavaliadas, principalmente em relação a focos de conflito com bandeiras importantes levantadas no governo Jair Bolsonaro (PL).
Ainda segundo o texto, a ampla votação obtida por pela ala conservadora deve impedir o avanço de temas ligados à pautas de costumes no tribunal — e isso independentemente do resultado da eleição presidencial.
O impacto foi sentido de tal maneira, que ações relativas à descriminalização do aborto e à descriminalização da maconha para uso pessoal, que estão no aguardo para entrar no calendário de julgamentos, agora devem ficar na gaveta.
— Há um recado claro e todo mundo vai ter que se reposicionar. O Brasil não quer avançar nesses assuntos progressistas que o Supremo foi empurrando ao longo dos anos. E isso não depende do resultado da eleição para o Palácio do Planalto — teria dito um dos presentes à reunião de ministros em torno de Alexandre de Moraes, na tarde do domingo (2), segundo Malu Gaspar.
— É o momento de dar dois passos para trás para manter o que foi conquistado — prosseguiu o interlocutor.